Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Em 1991 a empresa tornou-se responsável pela administração e operação do aterro que, atualmente, recebe os resíduos domiciliares e inertes de oito municípios: Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo, Santo

André, São Caetano do Sul e São Vicente totalizando em média 2.800t/dia de lixo dispostos adequadamente, mantendo a proteção ambiental e a saúde pública.

Em 2008, a Lara implantou um aterro sanitário na cidade de Pouso Alegre-MG, realizando toda a operação exigida para o bom andamento dos serviços para recebimento dos resíduos sólidos domiciliares da cidade de Pouso Alegre e cidades futuras.

Comprometimento com o Meio Ambiente
O aterro encontra-se devidamente regularizado pelos órgãos fiscalizadores possuindo as licenças de instalação e operação.

Preocupada em atender melhor seus clientes devido ao aumento gradativo da geração de resíduos, a empresa está viabilizando um projeto que vai ampliar sua capacidade de recebimento por mais meio século.

Manejo do Aterro
O Aterro LARA foi implantado e é operado em conformidade com todas as normas técnicas e a legislação ambiental vigente no país.

A área destinada a disposição dos resíduos é impermeabilizada com camadas de argila compactada, revestidas com material geosintético (Polietileno de Alta Densidade – PEAD), que associada a uma rede de drenagem de líquidos percolados garante a manutenção da qualidade das águas subterrâneas.

Drenagem de Gases
Os gases formados pela decomposição dos resíduos dispostos no aterro são coletados por drenos específicos e então queimados. Essa captação é necessária para impedir o seu acúmulo no interior do aterro.

Monitoramento do Subsolo
A preservação da qualidade ambiental na área do aterro e de seu entorno é permanentemente monitorada pele equipe técnica da LARA. Todos os dias são coletadas amostras de águas superficiais e subterrâneas, que são submetidas à análises físico-químicas e bacteriológicas , garantindo o controle da qualidade.

O acompanhamento das condições de estabilidade geotécnica dos taludes, bem como a verificação diária dos acessos, cercas, drenos e cobertura dos resíduos, completam a segurança no local.

Co-disposição
A disposição final de resíduos produzidos em diversos setores é uma dificuldade que vem se agravando à medida que são ampliadas as quantidades de resíduos a serem destinados adequadamente.

Diante desse cenário, a Lara licenciou uma área para co-disposição de resíduos Classe II A e Classe II B.